CBCS

22 de setembro
Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Cidade Universitária - São Paulo - SP
REALIZAÇÃO

SBCS15

Palestrantes

Conheça nossos palestrantes!


Sessão Especial: Discussão sobre incentivos fiscais de sustentabilidade: Quota Ambiental

 

Paulo Lisboa

Arquiteto, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie em 1981. Pós-graduação em Negócios Imobiliários. Conselheiro e ex Vice-Presidente da AsBea - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. Empresário. Sócio Titular da Paulo Lisboa Arquitetura Ltda, empresa que atua principalmente na criação e desenvolvimento de projetos urbanos e arquitetônicos para os segmentos Corporativos e Imobiliários, tendo elaborado mais de 400 projetos em cidades como São Paulo, Brasília, Campinas, Rio de Janeiro, Vitória. Membro do CTLU- Câmara Técnica de Legislação Urbanística da Cidade de São Paulo. Coordenador do CT Projetos do CBCS e membro do Conselho Deliberativo do CBCS. Representante do CBCS no CMPU - Conselho Municipal de Política Urbana.

Qual a cidade em que queremos viver?

 

Paulo Frange

 

Médico e administrador hospitalar, está no quinto mandato consecutivo como vereador de São Paulo. Membro da Comissão de Política Urbana da Câmara de SP e redator da revisão da Lei de Zoneamento do Plano Diretor Estratégico.


 

 

Daniel Todtmann Montandon

Arquiteto e urbanista com conhecimento e experiência em planejamento urbano, tendo atuado na gestão pública nos níveis nacional e local. Diretor do Departamento de Uso do Solo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo. Recentemente coordenou os trabalhos de revisão do zoneamento no município de São Paulo que resultou no PL 272/15.

 

 

Hamilton de França Leite Jr.

 

Administrador, Mestre em Engenharia Civil e Urbana. Membro do Conselho Deliberativo do CBCS. Diretor da Casoi Desenvolvimento Imobiliário. Diretor de Sustentabilidade do Secovi-SP. Diretor do Capítulo Brasileiro da FIABCI. Docente no MBA em Negócios Imobiliários da ESPM. Membro do Comitê Diretor para a criação de diretrizes mundiais de sustentabilidade para o setor imobiliário, construção civil e desenvolvimento urbano do Global Compact.

 

 Complemento: Apresentação de Clarice Degani

   

 

Sessão 1 - O papel do ambiente construído no desenvolvimento de novos modelos energéticos 

 

Prof. Dr. Roberto Lamberts

PhD em Engenharia Civil pela University of Leeds, UK. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Conselho do CBCS e Coordenador do CT Energia do CBCS. Ex-Presidente da ANTAC - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído e autor de 3 livros publicados. 

 

Prof. Dr. José Goldemberg

O Professor José Goldemberg é Doutor em Ciências Físicas pela Universidade de São Paulo. Foi Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência 1979 a 1981, Presidente da Companhia Energética de São Paulo (CESP), 1982 a 1985, Reitor da Universidade de São Paulo de 1986 a 1990, Secretário de Ciência e Tecnologia, Secretário do Meio Ambiente da Presidência da República e Ministro de Estado da Educação do Governo Federal 1991 a 1993, Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo 2002 a 2006. Foi pesquisador no High Energy Physics Laboratory da Universidade de Stanford e professor da Universidade de Paris (França) e Princeton (Estados Unidos) É autor de inúmeros trabalhos técnicos e vários livros sobre Física Nuclear, Energia e Meio Ambiente. Recebeu os Prêmios VOLVO Meio Ambiente 2000, "KPCB Prize for Greentech Policy Innovators" in 2007, "Blue Planet Prize" da Asahi Glass Foundation (Japão) 2007. Selecionado pela "Time Magazine" como um dos treze "Heroes of the Environment in the category of Leaders and Visionaries 2007" "Trieste Science Prize" da Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS) em 2010 e Prêmio "Zayed Future Energy Prize" na categoria Life achievement em 2013.
 

Ricardo Baitelo

Ricardo Baitelo é engenheiro eletricista, com ênfase em Energia e Automação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre em Eficiência Energética e Doutor em Planejamento Energético pela mesma instituição. 
Coordena a área de Clima e Energia do Greenpeace Brasil, atuando na promoção de energias renováveis e na mitigação de  gases de efeito estufa. Coordena desde 2007 os relatórios de cenários energéticos do Greenpeace para 2050 e participa de iniciativas análogas como a Plataforma de Cenários Energéticos e o projeto IES- Brasil, de cenários de mitigação.
É também Pesquisador da Seção de Estudos em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de São Paulo, atuando em planejamento integrado de recursos energéticos, gerenciamento do lado da demanda e valoração de impactos socioambientais de recursos energéticos.  
 

Edward Borgstein

Mestre em engenharia de energia e meio-ambiente pela University of Cambridge, Edward é e sócio-fundador da Mitsidi Projetos e especialista em otimização de sistemas energéticos. Premiado para seus projetos de eficiência energética, Edward atua nas áreas de energia em edificações, indústria, geração de conhecimento e políticas públicas. É autor de diversas publicações e líder do projeto de Desempenho Energético Operacional no Conselho Brasileiro de Construção Sustentável.



 

Sessão 2 - Cidades Sustentáveis: Indicadores para espaços urbanos 

 

Prof. Dr. Alex Abiko

Engenheiro Civil, Professor Titular da Escola Politécnica da USP, Coordenador do Grupo de Ensino e Pesquisa "Engenharia e Planejamento Urbanos" do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica, do Mestrado Profissional em Inovação na Construção e do Poli-Integra, programa de cursos de extensão do mesmo Departamento. Tem desenvolvido pesquisas, se envolvido em consultorias e orientado alunos de mestrado e doutorado, além de possuir publicações em livros e periódicos particularmente em sustentabilidade urbana, gestão habitacional, ofertas em habitação e urbanização de favelas. 

Iara Negreiros

Mestra em Engenharia e Planejamento Urbanos pela Escola Politécnica da USP e engenheira civil pela mesma escola. Atualmente é doutoranda também pela Politécnica - USP com previsão de defesa de tese em 2017, no tema retrofit urbano. Foi professora da Universidade Federal do Amazonas e atualmente é professora na UNIP-Sorocaba. Tem experiência profissional na área de facilities, manutenção predial e coordenação de projetos de reurbanização (Projeto Cingapura). Atua em linhas de pesquisa voltadas a cidades sustentáveis e métodos de avaliação ambiental urbana. 


 

Tomás Wissenbach

Geógrafo e mestre em Geografia Humana pela USP. É Diretor do Departamento de Produção e Análise de Informação (DEINFO)/ Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano/ Prefeitura de São Paulo. Foi pesquisador na Fundação Seade, assessor da Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura de São Paulo, Emplasa e São Paulo Urbanismo. Professor da Escola de Governo de São Paulo e do curso de economia urbana e gestão pública da PUC-SP.  

 

 

Álvaro Almeida

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Santa Úrsula, RJ, é analista técnico da Gerência do Processo de Normalização da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. 


Sessão 3 - Gestão dos recursos hídricos nas cidades: desafios para os agentes públicos e privados

 

 

Prof. Dr. Orestes Marracini Gonçalves

Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 1974. Mestre, Doutor e Livre-Docente na área de Sistemas Prediais da Poli-USP. Professor Titular, Chefe do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP. Diretor da Tesis - Tecnologia de Sistemas em Engenharia S/C Ltda. Coordenador da Linha de Pesquisa de Sistemas Prediais da Poli-USP, desde 1987. Membro do Work Group W62- Water Supply and Drainage for Buildings do CIB- International Council for Research and Innovation in Building and Construction, desde 1986. Membro do Grupo de Assesoramento Técnico do PBQP-H - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat Humano, desde 1997. Assessor técnico do PNCDA - Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Água, atualmente no Ministério das Cidades, na área de Sistemas Prediais, entre 1997 e 2002. Coordenador técnico do PURA - Programa do Uso Racional da Água da USP, desde 1996. Diretor de Tecnologia da ONG Água e Cidade, desde 2002. 

 

Profa. Dra. Mônica Porto

Secretária Adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. Professora Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo na área de Engenharia Ambiental, obteve seus títulos de Mestrado, Doutorado e Livre-Docência na EPUSP. Foi Diretora Presidente da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica, Chefe do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da EPUSP e Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos.

   Prof. Dr. Mario Thadeu Leme de Barros

Graduado em Engenharia Civil, mestre em Recursos Hídricos e doutor em Sistemas de Recursos Hídricos pela USP. Possui pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Livre Docente e Titular de Recursos Hidricos na EPUSP. Diretor Presidente da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica/FCTH. É assessor científico do CNPq, do FINEP, da CAPES e da FAPESP. 

 

Prof. Dr. Ivanildo Hespanhol

Engenheiro Civil, Engenheiro Sanitarista e Doutor pela USP. Mestre e Doutor em Engenharia pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Professor Titular do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da EPUSP. Consultor da Organização Mundial da Saúde e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Ministério de Ciência e Tecnologia, do Grupo Técnico de Reúso de Água, associado à Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo; Assessor da FAPESP, CNPq, da FINEP, da CAPES e do Ministério da Educação. Fundador e Presidente do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água -CIRRA/IRCWR. 

 

Américo de Oliveira Sampaio

Engenheiro Civil e Sanitarista, mestre em engenharia  hidráulica e sanitária pela escola de engenharia de São Carlos - USP. Trabalhou na Sabesp no período de 1986 a 2015, atuando como engenheiro de operação, gerente de departamento de operação das estações de tratamento de esgotos da região da  metropolitana de São Paulo e superintendente de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Editor chefe da Revista DAE. Coordenador da Câmara Temática de Tratamento de Esgotos da Associação Nacional de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES. Atualmente  é Coordenador de Saneamento da Secretaria  de Saneamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.